AVANÇO!! Empresas de refrigerantes e sucos artificiais serão proibidas de fazer publicidade para crianças.


No início desse mês de março (2016), a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), que possui 51 empresas associadas no Brasil, anunciou que irá parar de fazer publicidade de seus produtos voltados para crianças (refrigerantes e sucos artificiais).
            Também será proibida a veiculação de comerciais de refrigerantes e sucos artificiais em programação que possua a audiência formada por, pelo menos, 35% de crianças até 12 anos de idade.
            No entanto, as embalagens pequenas de sucos artificiais e refrigerantes não serão retiradas do mercado, e ainda não foi definida como a fiscalização dessa decisão será realizada.
Sabe-se que esses produtos alimentícios são de baixa qualidade nutricional, ricos em açúcares, elevada quantidade de aditivos alimentares, e o quanto o seu consumo habitual é prejudicial à saúde, principalmente de crianças, podendo promover o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis precocemente.
            A discussão acerca da publicidade de alimentos industrializados e ultraprocessados voltados para crianças vem de longa data, envolvendo profissionais de saúde, conselhos, empresas e população em geral, uma vez que a criança é um ser susceptível devido a sua fase de desenvolvimento comportamental e cognitivo, devendo então ser preservada, além do mais considera-se que a alimentação infantil deve ser influenciada sob escolha e responsabilidade da família, e não por comércio e indústria.
            Portanto, considera-se esta decisão da ABIR como um grande avanço, mas espera-se que todas as empresas do país acatem essa norma, que o poder legislativo se empenhe e elabore leis rigorosas e que outros tipos de alimentos também tenham a proibição da publicidade voltada para as crianças e que a fiscalização ocorra de forma efetiva.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obesidade atinge quase 35% da população adulta dos Estados Unidos