Adoçante

Faz bem ou FAZ MAL?
O uso do adoçante é muito contraditório, cada indivíduo tem suas particularidades e deve analisar alguns fatores antes de escolher o adoçante.
Fatores a serem analisados: distúrbios do sono e desordens hormonais como depressão, aparecimento de pólipos uterinos, destruição de neuro transmissores, aumento da incidência de câncer e do mal de Alzheimer, neuropatias, retinopatias ... Uma série de contra indicações!
O lance é que falaremos MAL! Pelo fato de serem inimigos da dieta de redução de peso pois proporcionam maior acumulo de gordura corporal.
Alguns dos mais utilizados pela indústria alimentícia:
A SUCRALOSE por exemplo aumenta o poder da insulina se for consumida junto a um alimento fonte de carboidrato.
O ASPARTAME possui 4 teorias prováveis para explicar o motivo pelo qual eleva o acumulo de gordura, uma delas é que nosso organismo não o distingue do açúcar causando aumento do I.G.
SACARINA, CICLAMATO também produzem o mesmo efeito.
O ACESULFAME não é capaz de alterar o índice glicêmico porém, é capaz de induzir á resistência insulínica (quadro pré diabético).
FRUTOSE é um dos adoçantes que não tem poder para alteração de índice glicêmico, porém na hora de contar as calorias ele se iguala a qualquer açúcar pois tem mesma quantidade.
SORBITOL, MANITOL: álcoois de açúcar obtidos da redução de outros açucares. Contêm teor calórico semelhante ao da sacarose (4 calorias por grama). Ambos podem ser convertidos em glicose e assim elevar a glicemia.
XYLITOL: quantidade de calorias igual a qualquer carboidrato mas é absorvido lentamente, resultando em pouca influência na glicemia.
O ESTÉVIA é um adoçante que ainda não apresentou nenhum efeito colateral e não provoca elevação da glicemia acreditamos que seu uso seria o menos prejudicial.
Ainda há uma classe pior de adoçantes, são os combinados! Devido ao limite dado para ingestão segura de cada adoçante a indústria alimentícia vem usando uma combinação de vários tipos de adoçante na elaboração do mesmo produto. A ideia é: consumir um pouco de cada um para não superar o consumo máximo indicado.
E o seu paladar é condicionado ao sabor doce ou você consegue ficar sem estas tentações???

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obesidade atinge quase 35% da população adulta dos Estados Unidos

Hambúrguer de pernil com cebola refogada