Você sabia?


Comer churrasco aumenta as chances de câncer!

Não queremos assustar nenhuma pessoa, nem criar caso com os gaúchos.
O caso é para assustar e motivar ainda mais o consumo equilibrado dos alimentos.
Muitas pessoas acham que a carne de churrasco é mais saudável por estar mais “seca” e fazem esta opção no restaurante.

A fumaça do carvão, aquela crosta mais escura que fica nas carnes, o molho que é colocado para dar cor às carnes e o tempero são os que trazem malefícios como câncer, gastrite, piora de úlceras, alterações no nosso DNA, aumento da pressão arterial, ganho de gordura abdominal.

Os resíduos contaminantes capazes de oferecer risco a saúde foram discutidos durante simpósio internacional sobre inocuidade de alimentos.

ABRAPA, a Associação que "cuida" de nossos alimentos destacou que existe a introdução de substâncias nocivas conhecidas como HPA durante o processo de assamento da carne em churrasqueira.

Os Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) são formados quando a gordura da carne respinga no carvão por conta do calor. Depois, juntam-se à fumaça e aderem à carne. Estudos indicaram que a ingestão elevada de HPAs pode representar riscos à saúde, como o desenvolvimento de câncer.

Esses compostos são preocupantes por duas razões. A primeira se deve ao fato de que a sua presença é impossível de ser evitada. E a segunda é o potencial tóxico que apresentam. A maioria é carcinogênica, associada a fatores tóxicos como, por exemplo, neurotoxicidade, citoxicidade, entre outros efeitos adversos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obesidade atinge quase 35% da população adulta dos Estados Unidos

Hambúrguer de pernil com cebola refogada