Proteinas!
Uma dieta rica em proteínas é uma dieta indicada para pessoas que querem ganhar massa muscular ou mesmo fazer a manutenção diária de seus músculos, no entanto, muitas pessoas descobriram que este tipo de dieta tem o mesmo efeito na perda de peso e cada vez mais utiliza este tipo de dieta chegar ao seu objetivo.
Isso porque a dieta da proteína ajuda manter a massa muscular enquanto queima gordura de forma saudável sem grandes riscos a saúde e com isso consegue perder peso rápido e fácil.
Um dos motivos do sucesso dessa dieta de proteína é o efeito termogênico, que faz acelerar o metabolismo. E isso acelera a queima das gordurinhas estocadas. Elas ainda prolongam a sensação de saciedade, dão firmeza à pele, contribuem para a manutenção da massa magra.
Você pode comer proteína extra diariamente através de alimentos integrais, algumas pessoas optam por usar suplementos, como barras de proteína como uma forma saudável de aumentar o consumo de proteínas diário.
Quais as vantagens da dieta da proteína:
Ingerindo mais proteína, seu corpo tente a queimar mais energia, pois a proteína tem o efeito térmico da alimentação;
Muitos nutricionistas acreditam que a proteína tem um alto valor de saciedade;
È liberado o consumo de chás durante toda a dieta;
Esta dieta privilegia as proteínas das carnes, do ovo (sobretudo a clara), leite e derivados, ou seja, alimentos de fácil absorção.
Mesmo existindo várias opções de dieta muitas vezes percebo que boa parte das pessoas tentam optar pela dieta de proteínas, ou como é mais conhecida a dieta do Dr. Atkins. A grande dúvida para quem quer perder peso rápido é se esta dieta é eficiente e se realmente funciona, hoje vou tirar as principais dúvidas em relação a dieta das proteínas, confira!
Como funciona a dieta de proteínas?
Ela tem um funcionamento bem básico que se resume ao corte de carboidratos na alimentação. Esta dieta pode ser fácil para quem gosta de comer em quantidade e não se preocupa em cortar uma vasta lista de alimentos.
Quando se restringe os carboidratos da alimentação você acaba ficando muito limitado quanto a escolha do seu cardápio, já que a maioria das vitaminas estão aliadas a este grupo alimentar. Por fim o que nos resta para ser consumido é basicamente a própria carne e alguns derivados (carnes vermelhas, aves, peixes, ovos e alguns derivados do leite).
E a dieta de proteínas funciona?
Para ser sincero funciona, e na hora de perder peso posso afirmar que o resultado inicial é mais rápido do que de uma dieta tradicional, porém existem vários pontos controversos nesta dieta que você vai entender mais a frente e talvez a opção pela proteínas não possa ser a melhor escolha.
A mecânica desta dieta parte do princípio de que quanto tiramos o carboidrato da alimentação e colocamos a proteína como grupo alimentar principal estaremos causando um contante aumento metabólico em nosso corpo, ou seja, estaremos perdendo peso de forma mais acelerada. Isso funciona até quem bem na teoria, mas acarretando alguns problemas que você vai conhecer agora.
Quais as desvantagens nesta dieta?
Como disse anteriormente a dieta Atkins é realmente muito eficiente, funciona perfeitamente quando se fala em perder peso, porém você deve levar em consideração alguns (vários) pontos negativos deste tipo de alimentação.
Para começar entenda que o carboidrato é o que dá energia ao corpo, se você reduz a ingestão deste tipo de alimento logo vai ter problemas, a começar pela falta de disposição e mau humor ao longo do dia, fora a inevitáveis dores de cabeça que vão afetar várias pessoas (não todas).Se você quer ganhar massa muscular após perder o peso a falta do carboidrato vai fazer uma grande diferença pois começará a usar a massa muscular do seu corpo com fonte de energia, isso é o que chamamos de catabolismo. Se você passar muito tempo fazendo esta dieta vai perder um grande volume de massa magra e isso não é o ideal, uma dieta eficiente valoriza o amento de massa para ajudar no metabolismo basal, que é a quantidade de energia que você gasta em repouso, quanto maior o ganho de massa, mais rápido vai perder peso, e neste caso com saúde.
Ninguém consegue (e pode) se alimentar de somente proteínas a vida toda, o próprio Dr. Atkins em seu livro faz a reposição dos carboidratos aos pontos ao longo da dieta. Novamente na teoria isso tudo é perfeito, mas na prática é que veremos um dos maiores problemas desta dieta.
Ao começar reintroduzir os carboidratos (mesmo que de forma gradual) logo o seu organismo vai começar a fazer reservas de energia, neste ponto você para de perder peso e começa a ficar ainda mais fraco pois o seu combustível não está sendo usado e sim sendo jogado no “tanque reserva”
Aqui vai começar um ciclo vicioso, seu corpo vai cada vez exigir de você mais energia (carboidrato) e para conseguir o que quer você vai sentir várias reações (fortes) adversas como total falta de energia, mau humor ainda mais evidente, dores fortes de cabeça e o pior disso tudo, sem perder peso.
Claro que estes são apenas os principais pontos negativos desta dieta (para quem está focado em perder peso), sua saúde com o tempo vai começar a ficar comprometida por falta de vitaminas e complicações renais.
Conclusão
Não tenho o que questionar quanto a eficiência desta dieta, realmente ela funciona e pode ser uma ótima opção para certos casos, principalmente em pacientes diabéticos, porém ela não deve ser feita por conta própria. Se você realmente quiser fazer a dieta de proteína saiba que precisará de um acompanhamento médico.
Uma ótima opção a dieta de proteínas você vai encontrar no artigo “Dicas de alimentação para emagrecer” onde resumi como montar um cardápio eficiente na hora de perder peso, esta alimentação também está basicamente focada nas proteínas, que são de extrema importância em uma dieta para redução de peso. Qual a desvantagem da dieta da proteína:
Risco de desidratação com consumo de grandes quantidades de proteína;
Dietas ricas em proteínas devem ser evitadas se você já tem problemas nos rins;
Pode causar dores de cabeça, náuseas, fraqueza, tontura;
Se você não gosta de comer sementes ou não gosta de comer carne todo dia esta dieta não foi feita para você.FICA A DICA:
Caso venha fazer qualquer tipo de dieta rica em proteína, tenha em mente que você precisa tomar bastante água durante a dieta pois o consumo de proteína deixa o corpo desidratado com facilidade.
Quais alimentos são ricos em proteínas magras, ou seja, tem baixo teor de gordura:
Frango;
Feijão;
Peixe, atum e salmão e outros frutos do mar;
Queijo cottage, requeijão e laticínios com pouca gordura;
Carne de vermelha sem gordura;
Proteína em pó de soro de leite;
A clara de ovo.
FICA A DICA:
Para que a dieta funcione e você realmente consiga perder peso como você espera o ideal é valorizar verduras, legumes, castanhas, carnes e leite, alimentos com baixo e médio índice glicêmico.
Confira alguns dos alimentos que estão proibidos durante a dieta de proteína:
Água de Coco;
Refrigerantes;
Arroz;
Macarrão;
Mandioca;
Pão;
Milho;
Bolachas;
Bolos;
Batata;
Doces ou balas.
Cardápio com dicas de alimentos para seguir na Dieta da proteína:
- Lembre-se não inclua Pães ou torradas em sua dieta.
- Não pode comer nem um tipo de bolacha durante a dieta.
- Nas principais refeições Almoço e Jantar não como nada com Arroz.
Café da manhã - alimentos permitidos:
Ovos;
Chá mate ou de ervas;
Bacon;
Salsicha;
Presunto;
Requeijão;
Aveia;
Salame
Iogurte natural se acompanhado com uma colher se sopa de linhaça, semente de girassol ou chia.
Dicas - Use sua criatividade para preparar o café da manhã:
Pela manhã varie o cardápio fala omeletes com presunto ou com bacon;
Sucos naturais são permitidos use frutas da época para preparar e não abuse no açúcar;
Se você gosta de chá esta liberato chá de mate e de ervas para tomar a qualquer momento do dia.Lanche da manhã:
Barra de cereal;
Iogurte natural se acompanhado com uma colher se sopa de linhaça, semente de girassol ou chia;
Chá mate ou de ervas;
1 Banana;
Castanha de caju.
--> receita de barra cereal caseira
FICA A DICA:
Se você gosta de chás aproveite e tome-o com limão ou mesmo gelado é uma ótima opção para dias quentes.
Almoço:
Carne vermelha;
Peixe ou Atum;
Frango sem pele;
Linguiça;
Carne de porco;
Ovo.
Dica de sopa de lentilhas para comer no almoço ou jantar:
75g lentilhas;
1 dente de alho;
1 cebola média picada;
1 cenoura picada;
1 tomate pequeno picado;
Espinafre picado;
500ml de água.
Modo de preparar: Misture tudo em uma panela até ferver deixe por alguns minutos tempere a gosto com sal e pimenta.
Jantar:
Basicamente os mesmos alimentos do almoço mais alguns nutricionistas recomentam a pegar leve nas carnes e bacon, isso pode pesar na barriga na hora de dormir. Por isso se puder acrescente uma salada ao seu jantar.
Espinafre;
Brócolis;
Couve-flor;
Alface;
Carne vermelha;
Peixe ou Atum;
Frango sem pele;
Linguiça;
Carne de porco;
Ovo.
FICA A DICA:
Legumes contêm grandes quantidades de vitaminas A, C e K, bem como sais minerais tais como cálcio e magnésio.
Essas características tornam complementos perfeitos para uma dieta rica em proteínas, porque elas naturalmente ajudar a construir músculos e queimar gordura.
Fruta que podem ser comidas durante a dieta de proteína:
Morango
Melancia
Banana
Laranja
Fico
Damasco
Lembrem-se não como estas frutas no formato de doces, bolachas ou bolos.
Comentários
Postar um comentário