Alergia alimentar

Na alergia alimentar ocorre uma reação do organismo a um determinado alimento com a participação do sistema imunológico, produzindo anticorpos da classe IgE especifico para o alimento.
A intolerância alimentar é completamente diferente, ocorre uma reação do organismo a um alimento por falta de uma determinada enzima para digeri-lo.
Sintomas da alergia alimentar: diarréia, cólicas, sangramento nas fezes,urticária, inchaço, falta de ar. E em casos mais grave pode ocorrer um edema de glote podendo levar a morte, se não houver um socorro imediato.
Sintomas da intolerância alimentar: diarréia, gases , desconforto abdominal.
A intolerância à lactose, por exemplo, é a dificuldade de quebrar à lactose (açúcar do leite), pela falta da enzima lactase, então vai haver uma fermentação da lactose no intestino causando o desconforto gastrointestinal. A intolerância é dose dependente, ou seja, pode-se tolerar pequenas quantidades de produtos lácteos dependendo do grau de intolerância.
Existem os laticínios com baixa lactose ou isento de lactose, não necessitando excluí-lo. Entretanto se for alergia a proteína do leite, deverá excluir para sempre em qualquer quantidade o leite e seus derivados.
Alimentos que mais causam alergia:
Leite, ovo, soja, glúten, frutos do mar, camarão, trigo, amendoim, nozes, corantes, conservantes, etc.
Recomendação nutricional para alergia alimentar:
  • Exclusão dos alimentos que causam a alergia
  • Observar sempre o rótulo do alimento industrializado
  • Para evitar déficit nutricional deve substituir o alimento alergênico por outro que ofereça nutrição adequada
OBSERVAÇÃO: Excluir um alimento da dieta, só deve ser feito se houver uma intolerância, dependendo do grau, ou uma alergia. Dietas da moda que eliminam glúten e lactose podem gerar deficiência nutricional, principalmente a retirada dos laticínios que são as maiores fontes de cálcio existente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obesidade atinge quase 35% da população adulta dos Estados Unidos