Dieta low carb propõe redução de carboidratos para emagrecer

Atualmente, muitas pessoas falam da necessidade de reduzir o consumo de carboidratos para se ter uma perda significativa de peso. “Low carb” é um termo que está na boca de muita gente, mas, até por isso, gera muitas dúvidas e opiniões distintas sobre o tema. Como é uma dieta low carb? Esse tipo de dieta é mesmo saudável e emagrece? Pode ser seguido por qualquer pessoa? Esses são apenas exemplos de questionamentos.
A nutricionista Ana  Brilhante explica que a dieta low carb tem como principal objetivo reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos. “Sua redução pode variar de 5% a 45% do que se consome de carboidrato ao longo do dia. Essa redução pode trazer um emagrecimento, pois os alimentos consumidos serão de baixo índice glicêmico, que, normalmente, são rapidamente absorvidos pelas células como fonte de energia. Sendo assim
Para efeito de comparação, na alimentação convencional, a recomendação, de forma geral, é que 50% a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato.
“Na low carb, também é importante priorizar o consumo de fibras, que auxiliam na saciedade e funcionamento do intestino, como pães produzidos com farinha 100% integral. Sempre se atentando a consumir alimentos com baixo índice glicêmico”, acrescenta Márcia.
nutricionista que trabalha com a linha chamada “low carb paleo”, fala que esta é uma alimentação indicada para perda de peso e controle da glicose. “Não é uma alimentação só composta de proteínas, mas também de gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras, água e redução de carboidratos, conforme necessidade do paciente”, diz.
Ana comenta que, em sua evolução, o homem consumiu muito pouco carboidrato. “Pois eram nômades e a natureza disponibilizava uma quantidade bem reduzida, até 150g/dia. Há muitos trabalhos científicos randomizados para comprovar, ou seja… Reduzir carboidratos não oferece riscos, ao contrário, só benefícios, no peso, nos exames, disposição, melhora do sono e concentração. Hoje, as pessoas estão mais doentes, consomem mais de 300g de carboidratos ao dia, muitos alimentos processados , químicos e inflamatórios e os índices de obesidade, doenças cardiovasculares, alergias, câncer, doenças autoimunes, depressão, doenças articulares, vêm aumentando de forma epidêmica “, diz.
Ana diz que indica a dieta low carb paleo para todos, em qualquer faixa etária ou momento fisiológico. Mas, alerta a nutricionista: “é necessário avaliar o paciente de forma individualizada e fazer as adequações necessárias de quantidades de nutrientes. Não se trata de uma dieta da moda e com uma fórmula única”, diz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obesidade atinge quase 35% da população adulta dos Estados Unidos