Chá de Amora Emagrece Mesmo?

Até esse momento, não há dados científicos suficientes para demonstrar que o chá de amora emagrece, que tem uma influência efetiva sobre a queima de gordura ou perda de peso. Existem alguns estudos que sugerem uma relação com a perda de peso e vamos explorar isso neste artigo.
O que sabemos efetivamente é que o chá de folha de amora é uma bebida natural, livre de cafeína, com vitaminas e minerais. É usado como coadjuvante no tratamento de algumas enfermidades. É produzido a partir de suas folhas, podendo ser encontrado, além da amora comum, também na versão para chá de amora branca.

Propriedades do Chá de Folha de Amora

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o chá de amora era largamente utilizado para flatulência, desintoxicar o fígado e melhorar a visão. Outros de seus usos incluem aliviar os sintomas da gripe e tosse, curar tontura e disenteria, equilibrar as funções hepáticas, fortalecer a visão e rejuvenescer a pele. As folhas da amoreira contêm fitoesteróis, que são agentes redutores do colesterol.

Valor Nutricional da Amora

1 xícara de amora crua contém 86% de água; 75 calorias; 1g de proteína; 1g de gordura; 0,2g de ácido graxo saturado; 0,1g de ácido graxo monoinsaturado; 0,1g de ácido graxo poliinsaturado; 18 g de carboidrato; 45 mg de cálcio; 30mg de fósforo; 0,8mg de ferro; 282mg de potássio; 240 (UI) de vitamina A; 0,04mg de tiamina; 0,06mg de riboflavina; 0,6mg de niacina; 30mg de ácido ascórbico, 18 aminoácidos, antioxidantes e alcalóides. Lembrando ainda que a amora contém duas vezes mais fibras do que o chá verde.


O chá de amora branca possui praticamente as mesmas propriedades.

Chá de Amora Emagrece mesmo?

Vamos aos fatos: o que se tem, comprovadamente até hoje, são alguns estudos, sem muito aprofundamento. Passaremos a discutir, a seguir, os prós e os contras.

A Favor do Chá de Folha de Amora

Os laboratórios defensores da amora divulgam a tese que chá de amora emagrece, baseados em estudos sobre sua folha, que contém propriedades poderosas que estabilizam a insulina e ajudam a manter o peso. Um estudo clínico realizado pela Universidade de Minnesota indicou que as folhas da amoreira têm um ingrediente ativo chamado desoxinojirimicina, ou DNJ. Ela inibe uma enzima no trato intestinal, que está diretamente envolvida na digestão dos carboidratos.
Segundo o Dr. Ray Sahel, nutricionista, essa enzima impede que os alimentos ricos em amido, tais como pão, arroz, massas, batatas e farináceos virem glicose em seu organismo.
E completando, alguns estudos, incluindo o “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, mostram que o chá de folha de amora ajuda a suprimir os níveis de açúcar no sangue após as refeições.
Em alguns casos, foi observado que a amora inibe a retenção de líquidos, permitindo, dessa forma, que as pessoas desinchem. Por esse motivo fica a impressão do emagrecimento, mas nesses casos trata-se apenas de uma drenagem corporal.



Então vamos de chá de amora !
Boa noite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obesidade atinge quase 35% da população adulta dos Estados Unidos

Hambúrguer de pernil com cebola refogada